sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um coelho como animal de extimação

Bem, uma das minhas melhores ideias no ano passado, foi ter adotado nosso coelho "Gaspar". Aí entra a pergunta que geralmente me fazem quando meu filho fala sobre o animal de estimação que ele "ajuda a cuidar", um coelho? porque?
Tudo começou quando o meu filho iniciou aquela conversa sobre ter um bichinho e coisa e tal. Particularmente amo todo tipo de animal, só não imagino criar cobras, aranhas, tigres e outros bichos que o pessoal ultimamente tem em casa. Mas cheguei a considerar iguanas e outros lagartos, pois já convivi super bem com duas lagartixas que eram inquilinas fixas de um apartamento que aluguei. Também havia um problema, meu filho foi atacado duas vezes por cachorros de rua, os dois ataques sem motivo nenhum, só estávamos passando, dá para imaginar que cachorro nem pensar.
Pesquisei outras opções de pets, sempre levando em conta tb, que como somos alérgicos não poderia ser um animal que ficasse somente confinado em casa e ele queria interagir com o bichinho. Descartei gatos, peixes e comecei a olhar os hamster, chinchilas e porquinhos-da-índia. Foi então que comecei a ler sobre coelhos e fui cada vez gostando mais da ideia, que é claro foi aprovada pelo restante da família.
Achei o máximo os mini-coelhos, mas teria que mandar um vir de avião, o que ficaria bem caro e podem dizer que sou "mão-de-vaca", mas como moro em uma cidade do interior percebi que não seria difícil adotar um coelhinho do tipo tradicional, um coelho comum. Logo consegui um filhote de um aluno que produz coelhos, digamos para fins gastronômicos, em troca de dez bombons.
Cuidar de um coelho não é difícil, eles são muito inteligente e carinhosos, mas tb são animais delicados e que como qualquer outro necessitam de atenção e amor. Meu filho foi preparado para receber o novo integrante da família e sabe o que pode e principalmente o que não pode fazer com o coelho, que não é um brinquedo ou algo que possa ser jogado fora quando der algum defeito.
O Gaspar,  tem uma casa própria bem espaçosa, mas geralmente ele só fica nela a noite ou em dias de chuva, no restante do tempo ele fica solto no patio. Bem aí que entram alguns problemas, pois tenho muitas plantas e estou montando um jardim, as vezes ele passa dias sem se importar com as minhas flores, em outros fico brigando com ele até que ponho de castigo dentro da casa, o problema é que nunca fico brava com ele muito tempo e começamos tudo de novo. Outra lembrete, nosso coelho tinha permissão para entrar dentro da nossa casa (agora não, porque não posso entrar muito em contato com ele, por causa da baixa imunidade) e em uma distração nossa ele roeu os cabos da impressora, chinelos de borracha tb não devem ficar a vista.
Os coelhos não emitem sons, mas pode ter certeza que conseguem mostrar claramente seus sentimentos, principalmente alegria e raiva. Nunca tente pegar o Gaspar no colo, tenho as marcas de unha dele nos meus braços. Mas se ele correr em volta e se abaixar é só fazer carinho na cabeça que ele fica todo derretido.
Um blog muito legal sobre adoção de coelhos é www.adoteumorelhudo.com/, com muitas informações sobre quem quer ter um animal de estimação tão especial.
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário