sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jardim ecológico em escola

Queria muito publicar este jardim. Só que como todo jardim, não pode ser feito da noite para o dia, e este levou mais de um mês de trabalho e preparação, mas o resultado compensou o esforço.
A escola  (CEJUME) é mantida pela Irmãs Ursulinas e atende crianças de 3 a 5 na pré-escola (4 turmas em período integral) e mais adolescentes em diversas oficinas, aulas de reforço e atividades recreativas (turno inverso ao da escola). Tudo isso sem cobrar nada, contando com ajuda de voluntários e doações.
O mais legal é que eu fui aluna da pré-escola, depois das oficinas e hoje meu filho também é aluno.
Aí quando fiquei sabendo que eles tinham um projeto para organizar o jardim, me ofereci para ajudar. Peguei algumas coisas na net, auxiliei na escolha das plantas e fomos juntando as idéias. Pois não era só um projeto paisagístico, mas também lúdico e de educação ambiental.
Bem vejam pelas fotos como ficou o resultado:
- os pneus, janelas e palets foram pintados pelos meninos da oficina de marcenaria.

 - as garrafas pet forma trazidas pelos alunos da pré-escola e cheias de água colorida pelas meninas das oficinas de manicure, pintura em tecido, trico e crochê.
 - as janelas conseguimos de uma doação. Passamos (minha mãe, filho e eu) por uma casa que estava sendo demolida e pedimos.
 - aqui a Irmã Rosagela, que é a diretora, teve a ideia de colocar fotos do trabalho do plantio das mudas (os pais da crianças, as crianças e voluntários auxiliaram) e desenhos das crianças sobre meio-ambiente, compondo um mural.





 - aqui é uma horta vertical. Nos litros nós plantamos, alface, cebolinha e salsa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário