domingo, 30 de dezembro de 2012

Floreiras para as janelas de casa

Quando iniciei o projeto do jardim, uma das idéias era montar floreiras nas janelas. Pesquisei os tipos existente e principalmente o custo. Acabamos nos decidindo por este tipo, com mãos-francesas de ferro fundido que encontramos em uma loja de ferragens e madeira.
 Quem executou a montagem foi o maridão.

 Nós pintamos a madeira (compradas em uma madeireira) com esmalte sintético.

 Aqui já com algumas plantas. Quero comprar mais mudas para ficar bem alegre.



Tela outono no campo com borboleta azul

Tela de 50x70 cm.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Coisas boas, acupuntura e coincidências

Este ano tive a impressão que passou mais rápido que os outros. Entre uma sessão e outra de quimio, os dias voaram. Claro que por um lado é muito bom, porque também vou terminando o tratamento, apesar de entrar 2013 ainda com sessões.
O que realmente interessa é que esta dando certo. Como é bom poder dizer isso. Quantas pessoas que passam pela mesma tortura e não conseguem bons resultados? Sou uma felizarda!!!!
Algo que esta ajudando, são sessões uma vez por semana de acupuntura. Os enjoos diminuiriam muito, mas o melhor é meu animo que ficou ótimo. Quando fazia uma sessão de quimio, já saia do hospital com uma "nuvenzinha negra" em cima da cabeça, depois da acupuntura essa tal nuvenzinha tá bem menor.
O interessante é como iniciei a acupuntura. Já tinha ouvido sobre os benefícios mas nunca tinha feito. Só que olhando na net, vi alguns artigos sobre como ajudaria em pacientes oncológicos e comentei com a minha irmã, pois não é que ela fez amizade com um médico que trabalha com acupuntura! Agora estou fazendo e achando muito bom.
Algumas pessoas diriam que tudo é coincidência, mas acredito em pequenas conexões que nos unem como um enorme sistema neural. Quando olho para traz e vejo quantas coisas aconteceram para que apesar de tudo eu estar bem, não consigo acreditar em simples coincidências. Porque minha decisão repentina de ter um filho aos 25 anos, sendo que sempre achei que teria tempo de sobra para tomar esta decisão? Porque em um exame de rotina, descobri a tempo de ser tratado, o linfoma? Porque minha avidez por conhecimento e por livros e que hoje me ajudam a entender o que esta acontecendo e como melhorar? Porque esta fé que sempre me guiou a vida inteira e que esta me mantendo inteira? Porque apesar da vida ter me dado muitos limões, aprendi a fazer uma boa limonada e manter o bom humor e o otimismo? Porque uma pessoa tão simples consegue fazer amizade com tanta facilidade e sentir-se tão querida por elas? Porque entre tantas pessoas no mundo eu teria escolhido como meu companheiro alguém que tem se mostrado como uma rocha ao meu lado, provando que sempre vai estar comigo no melhor e no pior?
Acredito em algo maior, que nos ajuda a escolher os caminhos certos e que se não pode evitar as decepções, as dores, as perdas e tantas outros traumas, ao menos tenta nos preparar e nos deixar mais fortes para enfrentá-las.
Não posso desistir, não tenho esta opção.
Um  grande abraço

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Enfeite de Natal feito de papelão e festão verde

Aqui vai uma idéia para aproveitar enfeites antigos, ou para fazer algo diferente para enfeitar a casa no Natal.
Primeiro desenhei em um papelão o formato da árvore e recortei. Depois pintei a parte que seria o tronco.
Para este colei desenhos de Natal no centro.
Agora é só ir colando com cola quente o festão verde (aqui chamamos assim, pode ser que tenha outro nome), no formato da árvore.
Cole os enfeites e não esqueça de passar uma fita para poder pendurar a árvore. Este aqui ficou meio "pobrezinho" de enfeites, por isso vou colar ainda uma fitas vermelhas dessas compradas prontas. 
Pode-se ver os desenhos colados no centro da árvore. Mas achei melhor colar este anjo de pelúcia na primeira parte da árvore. 

Aqui é uma outra opção sem os desenhos colados. Neste tem que preencher o centro da árvore com festão também.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jardim ecológico em escola

Queria muito publicar este jardim. Só que como todo jardim, não pode ser feito da noite para o dia, e este levou mais de um mês de trabalho e preparação, mas o resultado compensou o esforço.
A escola  (CEJUME) é mantida pela Irmãs Ursulinas e atende crianças de 3 a 5 na pré-escola (4 turmas em período integral) e mais adolescentes em diversas oficinas, aulas de reforço e atividades recreativas (turno inverso ao da escola). Tudo isso sem cobrar nada, contando com ajuda de voluntários e doações.
O mais legal é que eu fui aluna da pré-escola, depois das oficinas e hoje meu filho também é aluno.
Aí quando fiquei sabendo que eles tinham um projeto para organizar o jardim, me ofereci para ajudar. Peguei algumas coisas na net, auxiliei na escolha das plantas e fomos juntando as idéias. Pois não era só um projeto paisagístico, mas também lúdico e de educação ambiental.
Bem vejam pelas fotos como ficou o resultado:
- os pneus, janelas e palets foram pintados pelos meninos da oficina de marcenaria.

 - as garrafas pet forma trazidas pelos alunos da pré-escola e cheias de água colorida pelas meninas das oficinas de manicure, pintura em tecido, trico e crochê.
 - as janelas conseguimos de uma doação. Passamos (minha mãe, filho e eu) por uma casa que estava sendo demolida e pedimos.
 - aqui a Irmã Rosagela, que é a diretora, teve a ideia de colocar fotos do trabalho do plantio das mudas (os pais da crianças, as crianças e voluntários auxiliaram) e desenhos das crianças sobre meio-ambiente, compondo um mural.





 - aqui é uma horta vertical. Nos litros nós plantamos, alface, cebolinha e salsa.