domingo, 30 de setembro de 2012

Os primeiros passos do jardim

Este é o inicio do jardim que tenho planejado a muito tempo, como as mudas são caras vou ir montando aos poucos, mas já se pode ver o esqueleto inicial:

 Este carretel de madeira eu amo, tenho outro igual, o plano é pintar, só não consigo escolher qual cor: vermelho, amarelo ou preto?
 Também quero colocar dois bancos de madeira distribuídos entre os canteiros.


sábado, 29 de setembro de 2012

O coelho Gaspar (alguns cuidados)

Este é o Gaspar, ele é muito sapeca, mas amo esse gordo.
Quando adoeci, foi falado para que ele fosse levado para outra casa, mas meu marido amado sabia que isso ia me deixar mais triste do que já estava. Então o coelho ficou, mas tenho que evitar pegar ele e alguém sempre me auxilia com a limpeza da casinha (que é feita todos os dias).
Fora o cuidado com a comida: folhas escuras a vontade, ração da melhor (misturo com um pouco da mais barata) e frutas (ele ama banana). Água sempre a vontade.


 Nosso coelho apesar de muito saudável a alguns dias nos deu um susto. Parou de fazer as bolinhas de fezes, por vários dias, como ele usa uma caixa de areia, fica fácil controlar. O mais difícil foi encontrar um veterinário que entendesse de coelhos, mas aí foi diagnosticado que o Gaspar engoliu muito pelo ao se lamber (algo que ele faz o dia inteiro). Depois de umas doses de óleo mineral, resolvemos o problema.
Fiquei mais preocupada com ele que comigo he, he, he. Afinal se você tem um animalzinho precisa estar preparado para cuidar dele e muitas vezes isso envolve tempo e dinheiro.
Alguns coelhos também precisam ter as unhas e dentes aparados, como o nosso fica solto a maior parte do tempo, ainda não foi necessário, afinal ele adora cavar no meio da minhas plantas e com isso as unhas estão sempre curtas (falo isso para me convencer a não surtar cada vez que tenho replantar as pobres florzinhas).

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um coelho como animal de extimação

Bem, uma das minhas melhores ideias no ano passado, foi ter adotado nosso coelho "Gaspar". Aí entra a pergunta que geralmente me fazem quando meu filho fala sobre o animal de estimação que ele "ajuda a cuidar", um coelho? porque?
Tudo começou quando o meu filho iniciou aquela conversa sobre ter um bichinho e coisa e tal. Particularmente amo todo tipo de animal, só não imagino criar cobras, aranhas, tigres e outros bichos que o pessoal ultimamente tem em casa. Mas cheguei a considerar iguanas e outros lagartos, pois já convivi super bem com duas lagartixas que eram inquilinas fixas de um apartamento que aluguei. Também havia um problema, meu filho foi atacado duas vezes por cachorros de rua, os dois ataques sem motivo nenhum, só estávamos passando, dá para imaginar que cachorro nem pensar.
Pesquisei outras opções de pets, sempre levando em conta tb, que como somos alérgicos não poderia ser um animal que ficasse somente confinado em casa e ele queria interagir com o bichinho. Descartei gatos, peixes e comecei a olhar os hamster, chinchilas e porquinhos-da-índia. Foi então que comecei a ler sobre coelhos e fui cada vez gostando mais da ideia, que é claro foi aprovada pelo restante da família.
Achei o máximo os mini-coelhos, mas teria que mandar um vir de avião, o que ficaria bem caro e podem dizer que sou "mão-de-vaca", mas como moro em uma cidade do interior percebi que não seria difícil adotar um coelhinho do tipo tradicional, um coelho comum. Logo consegui um filhote de um aluno que produz coelhos, digamos para fins gastronômicos, em troca de dez bombons.
Cuidar de um coelho não é difícil, eles são muito inteligente e carinhosos, mas tb são animais delicados e que como qualquer outro necessitam de atenção e amor. Meu filho foi preparado para receber o novo integrante da família e sabe o que pode e principalmente o que não pode fazer com o coelho, que não é um brinquedo ou algo que possa ser jogado fora quando der algum defeito.
O Gaspar,  tem uma casa própria bem espaçosa, mas geralmente ele só fica nela a noite ou em dias de chuva, no restante do tempo ele fica solto no patio. Bem aí que entram alguns problemas, pois tenho muitas plantas e estou montando um jardim, as vezes ele passa dias sem se importar com as minhas flores, em outros fico brigando com ele até que ponho de castigo dentro da casa, o problema é que nunca fico brava com ele muito tempo e começamos tudo de novo. Outra lembrete, nosso coelho tinha permissão para entrar dentro da nossa casa (agora não, porque não posso entrar muito em contato com ele, por causa da baixa imunidade) e em uma distração nossa ele roeu os cabos da impressora, chinelos de borracha tb não devem ficar a vista.
Os coelhos não emitem sons, mas pode ter certeza que conseguem mostrar claramente seus sentimentos, principalmente alegria e raiva. Nunca tente pegar o Gaspar no colo, tenho as marcas de unha dele nos meus braços. Mas se ele correr em volta e se abaixar é só fazer carinho na cabeça que ele fica todo derretido.
Um blog muito legal sobre adoção de coelhos é www.adoteumorelhudo.com/, com muitas informações sobre quem quer ter um animal de estimação tão especial.
Beijos


Tela flores hibiscos e borboleta


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O que é o Linfoma

Esta informações foram retirada do site da Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (http://www.abrale.org.br) e foram uma fonte importante quando em um ultrassom abdominal (por outros motivos), foram vistos dois gânglios linfáticos aumentados, que depois de muitos exames e de uma biopsia chegamos ao diagnóstico.
Qual sintoma eu tinha? nenhum. Por isso, qualquer "íngua" aumentada que vc detectar, não deixe de procurar um médico, pode ser um sintoma de várias coisas sem nenhuma importância, mas tb pode ser algo que deva ser levado a sério.


O Sistema Linfático

O sistema linfático faz parte da defesa natural do organismo contra infecções. É composto por inúmeros gânglios linfáticos, conectados entre si pelos vasos (canais) linfáticos.

Os gânglios linfáticos estão situados no pescoço, axilas e virilha. Internamente, são encontrados principalmente no tórax (mediastino) e abdome. As amídalas, o fígado e o baço também fazem parte do sistema linfático.

Os vasos linfáticos transportam um fluido claro chamado linfa, que circula pelo corpo e contém células chamadas linfócitos. Essas células atuam como defesa contra infecções. Os gânglios linfáticos funcionam como filtros, retirando da circulação restos de células que passam por eles. Se, por exemplo, você tem dor de garganta, poderá notar que os gânglios do seu pescoço poderão estar aumentados. Isso é um sinal de que seu organismo está combatendo a infecção.

Por motivos ainda desconhecidos, em algum momento os linfócitos agrupados nos gânglios linfáticos começam a multiplicar-se e crescer de forma desordenada. Como resultado dessa desordem, haverá um excesso de produção desse tecido, dando origem a um tipo de câncer denominado linfoma. O linfoma se inicia a partir de linfócitos anormais. Eles podem se espalhar por meio do sistema linfático por muitas áreas do organismo e circular no sangue.

Gânglios Linfáticos

São glândulas do tamanho de um grão de feijão que podem ser encontradas em todo o corpo. Acumulam-se em certas áreas como pescoço, axilas, peito, abdome e virilha.

Linfócitos

São tipos de glóbulos brancos. Acumula-se nos gânglios linfáticos.

Vasos Linfáticos

Conectam os gânglios. Contêm linfa, um fluido que transporta os linfócitos.

Outros órgãos do corpo que integram o sistema linfático

Amídalas
Baço
Medula óssea (a porção interna macia dos ossos)
Intestinos
Pele



O que é Linfoma?

Linfomas são cânceres que se iniciam a partir da transformação de um linfócito no sistema linfático. O prefixo “linfo” indica sua origem a partir da transformação de um linfócito, e o sufixo “oma” é derivado da palavra grega que significa “tumor”. Os linfomas o são resultado de um dano ao DNA de uma célula precursora de um linfócito, isto é, uma célula que irá se transformar em linfócito. Esse dano ao DNA ocorre após o nascimento e representa, portanto, uma doença adquirida e não hereditária. Essa alteração ou mutação do DNA do linfócito gera uma transformação maligna: resulta no crescimento descontrolado e excessivo dos linfócitos, que se multiplicam sem controle. O acúmulo dessas células resulta em massas tumorais inicialmente nos linfonodos (gânglios linfáticos), mas com a evolução da doença pode acometer outras regiões do corpo.

Os linfomas geralmente têm início nos linfonodos (gânglios linfáticos). Por essa razão o linfoma pode se desenvolver em qualquer dos linfonodos contidos e distribuídos nas diversas regiões do corpo: periféricos ou profundos (no tórax e abdome). Em alguns casos, os linfomas podem envolver a medula óssea, bem como outros órgãos tais como sistema nervoso central, testículos, pele, entre outros.

Causas e fatores de risco

A incidência anual de linfomas praticamente dobrou nos últimos 35 anos. Não se sabe ao certo quais são as razões para esse aumento. Verifica-se um aumento aparente de incidência do linfoma em comunidades predominantemente agrícolas. Estudos associam componentes específicos de herbicidas e pesticidas à ocorrência do linfoma, porém, em termos quantitativos, a contribuição de tais agentes para o aumento da freqüência do mesmo ainda não foi definida.

Indivíduos infectados pelos vírus HTLV ou pelo vírus HIV apresentam maior risco de desenvolver linfoma. Há casos ocasionais de manifestações concentradas em uma família, similarmente ao que se verifica em outros tipos de câncer. Verifica-se um aumento na incidência de linfoma em irmãos de pacientes que apresentam a doença. Entretanto, a imensa maioria dos casos da doença ocorre em indivíduos sem fatores de risco identificáveis e a maioria das pessoas com supostos fatores de risco nunca contraem a doença.

A incidência do linfoma de Hodgkin atinge um pico de 5 a 6 casos/100.000 indivíduos em torno de 20 anos de idade. Essa taxa cai para menos da metade na meia idade e volta a aumentar em freqüência em indivíduos mais idosos. Esse padrão difere entre grupos étnicos. O linfoma de Hodgkin ocorre mais freqüentemente em indivíduos mais jovens (de 10 a 40 anos) de descendência européia, do que naqueles de descendência africana, asiática ou hispânica.

A incidência do linfoma não-Hodgkin aumenta progressivamente com a idade. Em torno de 4 casos/100.000 indivíduos ocorrem aos 20 anos de idade. A taxa de incidência aumenta 10 vezes, passando para 40 casos/100.000 indivíduos com 60 anos e mais de 20 vezes, chegando a 80 casos/100.000 indivíduos após os 75 anos de idade.
 


Sintomas

O sintoma inicial mais comum do linfoma é um aumento indolor dos linfonodos no pescoço, porção superior do peito, interior do peito, axilas, abdome ou virilha. O envolvimento de linfonodos em outros locais ocorre com menor freqüência. Outros sintomas incluem febre, suor, principalmente à noite, perda de peso e coceira. É possível que os pacientes sintam dor nos linfonodos após a ingestão de álcool, um achado incomum, porém, característico do linfoma de Hodgkin. Pode também ocorrer um aumento do baço.

O médico, após um histórico e exame físico do paciente, se suspeitar da doença, poderá solicitar alguns exames para confirmar a suspeita desse diagnóstico. Essas técnicas podem revelar linfonodos aumentados no peito, no abdome ou em ambos. Massas tumoriais podem ocorrer fora dos linfonodos nos pulmões, ossos ou outros tecidos.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tela frutas


Telas animais e figuras infantis



 Este fiz para meu filho que é colorado:


Dia de quimio

Hoje fiz uma sessão de quimioterapia, terminei o 3° ciclo ou três meses de aplicação.
Porque quero falar sobre isso? a razão é simples, muito das coisas que tenho feito são baseadas em torno de descobrir sobre o Linfoma de Hodgkin e como estou levando tudo que vem com a doença.
Li em muitos blogs sobre pessoas que tb estão em tratamento para os mais diversos tipos de câncer, principalmente o linfoma e vejo que para cada pessoa a quimioterapia se mostra de forma diferente. Comigo ela ataca todo o sistema digestivo: aftas, azia, muita dor de estomago, náuseas, constipação intestinal e muito cansaço, os efeitos duram em torno de 7 dias.
Apesar dos efeitos sobre meu corpo, o cérebro continua ativo e por isso que continuo fazendo o que gosto, ou ao menos pensando sobre isso, como o quadro de N. S. da Salete que já havia iniciado a meses e não conseguia  levar adiante e durante uma crise de dor de estomago na segunda sessão de quimio, terminei em dois dias. A ideia do blog tb surgiu em momentos ruins, pois para distrair fico na internet pesquisando sobre artesanato, decoração, reciclagem, modelos para as telas e outros assuntos que vou escrever.
Assim como as "invenções" de outras blogueiras me ajudam, tb espero que as minhas sirvam para outras pessoas.
Quero dizer com isso, que para aqueles que como eu tb estão passando por momentos ruins, que manter a cabeça ativa pode ser uma saída, uma maneira de suportar a dor. Posso até dizer que as "coisas que invento" já me ajudaram e continuam a manter a sanidade diante dos problemas (e nada te prepara para enfrentar um câncer).
Desistir nunca pode ser uma solução, não tenho essa alternativa.
Beijos

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mosaico com embalagens recicláveis

Estes trabalhos são feitos com papelão colados sobre pedaços de MDF.
Feito o desenho é só ir colando pedacinhos previamente cortados de embalagens de amaciantes, potes de sorvete e qualquer outro plástico que você iria jogar fora.
Quando já estiver seco, pasce uma camada fina de massa corrida para interiores (daquela que se usa nas paredes antes da tinta). Quando secar retire o excesso com um pano úmido e depois só envernizar.
Acho interessante colocar um gancho atras para poder pendurar.
Aqui estão algumas sugestões:

Para este, imprimi o nome em uma folha e depois  fiz o desenho da flor, fica ótimo na entrada de quartos de crianças:

 Este foi colado sobre isopor, mas fica ruim de pendurar, então procurei sempre colar em pedaços de madeira:
Este é um modelo que já fiz várias vezes: um porta-chave. Os ganchos comprei em uma loja de fechaduras, e deixei os espaços previamente marcados, só coloquei antes de passar a massa corrida.
Os modelos para os desenhos pego na net.

Tela Nossa Senhora da Salete

Esta foi o primeiro trabalho com formas humanas, nada melhor do que iniciar com tantas bençãos:


Telas flores

A maioria das telas que pintei, são de flores, como ainda estou aprendendo acho que elas são mais fáceis:










Telas paisagens

Ainda estou me "arriscando" com as paisagens:

Esta usei uma foto da casa que encontrei em um livro sobre árvores:


Este foi "encomenda" da minha tia, ela queria uma cachoeira, foi a primeira que fiz:


Este foi para uma amiga que queria algo que tivesse outono e algo como um café em Paris, não sei se consegui reproduzir o "café em Paris", mas até que ficou charmoso: